Espanhol Português Inglês
Novidade - Cotação Online
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Consumíveis Não Cons. Serviços Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!


Voltar

BODEGAS SALENTEIN - CORAÇÃO E ALMA DO VALLE DE UCO

A Bodegas Salentein fica na província de Mendoza, a região vinícola mais importante da Argentina, com cerca de 150.000 hectares de vinhedos e mais de 900 vinícolas. Lar dos vinhos Portillo, Killka e Salentein, a Bodegas Salentein criou uma nova visão de qualidade e caráter para esta região notável.

No Valle de Uco, a Salentein cultiva mais de 800 hectares de vinhedos, em uma área total de quase 2.000 hectares, divididos em três fincas localizadas na parte superior do Valle do Uco, em altitudes de 1.050 a 1.700 metros. As três fincas são:

? El Oasis (1.050 a 1.200 metros de altitude), esta quinta foi a primeira propriedade Salentein e tem as vinhas mais velhas, com mais de 30 anos.

? La Pampa (1.200 a 1.300 metros).

? San Pablo (1.700 metros, ou 5.577 pés), tem uma história vitícola que remonta ao século XVII, quando fazia parte de uma fazenda chamada De Arriba, propriedade dos jesuítas.

São terrenos ondulados e elevados, apresentando uma série de vantagens: solos aluviais rochosos, irrigação com água pura das calotas de neve derretendo, temperaturas noturnas mais frias - a amplitude térmica da região varia em 16°C, desde máximas diurnas a mínimas noturnas - que permitem maior tempo de espera e resultam em um melhor equilíbrio de açúcares e acidez na fruta. São condições perfeitas para a produção de vinhos de classe mundial, sob a batuta do principal enólogo da Argentina, o lendário Jose Galante.

BOX: JOSÉ GALANTE, CHIEF WINEMAKER

De muitas maneiras, José Galante é o pai da vinificação moderna, na Argentina. Nasceu e cresceu em Mendoza e aprendeu seu ofício com seu pai e seu avô, que eram produtores de uva e de vinho. Frequentou a Escola de Enologia da Universidade Juan Agustin Maza (UJAM), e teve a sorte de estudar com Francisco Oreglia, autor dos primeiros livros focados especificamente na produção de vinhos na Argentina.

Antes de ingressar na Bodegas Salentein como enólogo-chefe em 2010, Galante liderou o Grupo Catena Zapata por mais de 30 anos e trabalhou com inúmeros consultores internacionais de vinhos. Na década de 1990, foi para os Estados Unidos se juntar a Paul Hobbs, agora consultor da Salentein, na Simi Winery, por um curto período de tempo. "Essa foi uma revelação para mim", diz Galante. "O foco incansável na qualidade, em fazer um vinho do Novo Mundo que desafiaria o melhor do Velho Mundo, inspirou-me a fazer o mesmo na Argentina." Para atingir esse objetivo, viajou mais tarde para a Espanha e a França para estudar as técnicas de vinificação dos países e aplicá-las ao terroir argentino.

Se juntou a Bodegas Salentein para poder fazer vinho com a notável fruta que a vinícola cultiva no Valle de Uco. "O vinho é um produto do terroir e das pessoas", diz Galante. "Na Salentein, tenho os dois vinhedos que estão entre os melhores do mundo e uma empresa e equipe totalmente focadas em apoiar nosso objetivo de fazer os melhores vinhos da Argentina. Cultivamos não apenas uvas maravilhosas, mas também estamos cultivando uma cultura de excelente vinho".

Para Galante, um senso aguçado de observação, paciência e criatividade são características que todo bom enólogo deve ter. Jose Galante é apaixonado por sua profissão. Ajudou a transformar o vinho argentino. Seus vinhos ganharam prêmios no mundo inteiro. Em 2015, Galante celebrou sua 40ª safra na Argentina, com uma turnê pelos Estados Unidos.

A bodega

A magnífica bodega, concebida tanto para a forma como para a função em forma de cruz, permite um manuseio suave e personalizado das uvas, reduzindo a distância que o vinho precisa percorrer entre as etapas da vinificação. Cada uma das alas - com cerca de 18 x 20 metros - é uma pequena adega com dois níveis. O térreo abriga tanques de aço inoxidável e cubas de madeira francesa para fermentação e armazenamento, e no nível subterrâneo - oito metros abaixo -  para o envelhecimento de vinho em barricas de carvalho. Antigos índios andinos, cujas oferendas à deusa da fertilidade e da vida foram apresentadas em buracos cavados na terra, inspiraram os níveis subterrâneos da bodega para o envelhecimento do vinho. Os dois níveis permitem que o vinho flua dos tanques para as barricas por simples gravidade. As quatro alas convergem em uma câmara central circular, que se assemelha a um anfiteatro antigo. A câmara central tem 11 metros de diâmetro e 18 metros de altura, com uma abertura circular acima, que permite que uma luz sutil penetre no porão subterrâneo. Em um sentido mais profundo, a forma e os materiais da bodega são uma expressão espiritual - uma catedral de vinho - que honra a história e a cultura desse vale argentino.

Killka, o centro cultural

Com o nome de uma palavra andina que significa "abertura" ou "portal", o centro cultural Killka é realmente uma porta de entrada para o mundo do vinho e da arte. Um complexo artístico e cultural verdadeiramente inovador, adjacente a Bodegas Salentein, que possui duas salas de exposição de arte - uma para coleção permanente e outra para exposições temporárias -, uma sala de conferências e eventos de última geração, uma loja de vinhos, um restaurante, uma pousada e uma capela trabalhada com técnicas ancestrais.

A Posada Salentein

A Posada Salentein foi pioneira como o primeiro hotel vinícola no Valle do Uco. A Posada é um oásis de boas vindas, que combina a arquitetura tradicional das fazendas rurais de Mendoza com um conforto de classe mundial.

Os vinhos

Os vinhos da Bodegas Salentein dividem-se em duas grandes categorias: Vinhos de luxo e Vinhos jovens. Os vinhos pertencentes a primeira denominação são bem estruturados e elegantes, caracterizados pela sua cor profunda e aromas e sabores ricos e complexos. Todos os vinhos são envelhecidos em barricas de carvalho francês e os prêmios ganhos são incontáveis. São elaborados sob a supervisão de Jose Galante. Aqueles que se enquadram na denominação Vinhos jovens atendem a um conceito que incorpora a filosofia da Bodegas Salentein de fazer vinhos Premium, com uma personalidade jovem e moderna, e a prevalência de sabores de frutas frescas e aromas resultantes da alta altitude do vale; são linhas inovadoras que se destacam pelas suas cores brilhantes e profundas e pela sua simpatia (friendliness). O responsável por essa linha é Gustavo Bauzá.

Vinhos de luxo

  • Salentein Gran Valle de Uco Blend ou Gran VU Blend. Mistura única de Malbec e Cabernet Sauvignon; tem cor vermelho profundo, com aromas intensos e complexos que lembram frutas negras, alcaçuz e mentol. Na boca, o vinho é elegante e bem estruturado com taninos maduros e aveludados. Apresenta notas de frutas negras, especiarias e uma nota muito sútil de grafite; grande volume e um final longo e persistente. Esse vinho representa perfeitamente a sabedoria de José Galante com o espírito visionário do fundador da bodega, Mijndert Pond.
Salentein Primus (Salentein Primum, nos EUA). Ícone de vinhos varietais da Bodegas Salentein, Primus é feito com as melhores uvas dos seus vinhedos no Valle de Uco, capturando perfeitamente esse terroir abençoado. É feito a partir de uvas colhidas de parcelas individuais selecionadas em diferentes altitudes. São vinhos de edição limitada, produzidos apenas em safras onde são obtidos vinhos de qualidade excecional. Varietais: Malbec, Merlot, Pinot Noir e Chardonnay.
 
  • Salentein Single Vineyard. Estes vinhos expressam o profundo conhecimento do terroir do Valle do Uco, baseado em duas décadas de vivência e agricultura. Cada vinho vem de um único lote selecionado, que ao longo dos anos produziu vinhos com grande personalidade e expressão varietal que os tornaram únicos. Vinhos únicos de um lugar especial! Varietais: Malbec, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc de colheita tardia.
  • Salentein Numina Gran Corte (blend). Expressa o espírito das vinhas onde a Bodegas Salentein se estabeleceu no Valle de Uco, misturado com as melhores uvas Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot de pequenas parcelas selecionadas de sua propriedade mais antiga.
  • Reserva Salentein. Vinhos varietais dos vinhedos localizados entre 1.050 e 1.700 metros de altura, onde solos pedregosos, alta amplitude térmica, excelente exposição solar e as águas puras dos Andes dão as condições ideais para produzir vinhos que são a expressão máxima do Valle do Uco . Varietais: Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Chardonnay.

Vinhos jovens

  • Killka. É o centro cultural, artístico e gastronômico da Bodegas Salentein, que se tornou um importante destino para os amantes do vinho e da arte de todo o mundo. Os vinhos combinam a inspiração do produtor com a criatividade dos artistas representados na coleção de arte de Killka. Esta nova linha destaca-se pelo seu carácter frutado, boa estrutura e expressão varietal, que se obtém quando se produzem vinhos 100% varietais, por meio de cortes selecionados de diferentes alturas e solos, atingindo a melhor expressão do terroir. Varietais: Malbec, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e blend.
Portillo. Os vinhos da marca Portillo tomaram seu nome da histórica passagem montanhosa que liga os Andes ao Valle de Uco, usada pelo lendário herói General San Martin, que libertou a América Latina, assim como pelo cientista Charles Darwin quando estudou a teoria da evolução. Hoje, Portillo é também a melhor maneira de entrar no fascinante terroir do Valle de Uco através do vinho. Portillo, um vinho jovem e distinto, que expressa em cada uma das suas variedades frescas, a cor, os aromas e um sabor especial dado pela tradição da Bodegas Salentein, com um estilo pessoal e próprio. Varietais: Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Rosé Malbec, Sauvignon Blanc e Chardonnay.

A Bodegas Salentein - coração e alma do Valle de Uco - é um verdadeiro templo do vinho que, sem dúvida, deve ser visitado por todo e qualquer amante do vinho. O seu time de enólogos merece um destaque todo especial:Jose "Pepe"Galante (enólogo chefe), Paul Hobbs (consultor) e Gustavo Bauzá (enólogo sênior).

FINAL, MINI BOX COM LOGO

Bodegas Salentein

Route 89, km 14 - Los Arboles

Tunuyán, Mendoza - Argentina

bodegasalentein.com




Downloads:



Telefone:

+55 11 5524-6931

Fique conectado:

Curta nossa Fanpage:
facebook.com/Revista-Pizzas-Massas

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001
script>