Espanhol Português Inglês
Novidade - Cotação Online
GUIA ONLINE
DE FORNECEDORES
Consumíveis Não Cons. Serviços Empresas
Busca Geral
Participe agora mesmo
CADASTRE-SE AGORA MESMO!


Voltar

Cidade recebe evento de Gastronomia Italiana

Uma pizza ou quem sabe um bom espaguete, pratos tradicionais na Itália, mas que já se tornaram comuns em terras brasileiras. Com o intuito de buscar um resgate da culinária italiana, bem como de suas manifestações culturais, acontece em São João del-Rei, o 2º Festival de Gastronomia Italiana ? Colônia Viva, que começa na próxima quinta-feira, 12, e segue até o domingo,15. O evento que acontecerá no Aeroporto Municipal, contará com a presença de chefs de destaque em âmbito nacional como Mário Tacconi, Felipe Leroy, Martinho Caetano e Renâ Souza. A programação contemplará ainda, oficinas, feira italiana com pratos típicos do país e apresentações musicais. Há espaço também para as artes plásticas, onde o artista italiano Guido Boletti, irá realizar nos dias, a exposição intitulada Nel Blu Dipinto di Blu, cuja inspiração foram as canções compostas pelo músico também italiano, Domenico Modugno.

De acordo com um dos organizadores, Ronildo Oliveira, a intenção é que o festival seja inserido no calendário cultural de eventos da cidade, fortalecendo também a identidade do povo italiano que chegou em São João no ano de 1888. O evento visa reforçar a importância dos imigrantes italianos como construtores de uma história. Promover a interação gastronômica e cultural da cidade. Assim como divulgar o roteiro agroturístico Colônia Viva, que inclui as propriedades rurais típicas das colônias: Felizardo, Recondengo, Marçal, Giarola e Bengo não somente em âmbito local, mas nacional. Ainda segundo Oliveira, na 1ª edição que aconteceu em 2015, o público estimado foi de 5 mil pessoas, e a expectativa é que nesse ano o número seja ainda mais expressivo.

Programação
Na quinta-feira, 12, as atividades têm início às 9h, com a oficina de Boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, que será ministrada pela chef Érika Timponi. Às 10h, André Gonzaga será o responsável pela oficina de Cerveja Artesanal. O público poderá prestigiar a partir das 11h, a feira italiana, que contará com os produtos típicos da culinária do país europeu, como massas, pizzas e vinhos. Já à noite, às 20h, tem início a apresentação da banda Sinfônica do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Na sexta-feira,13, começa às 9h, a oficina de Sustentabilidade e reaproveitamento de alimentos, apresentada por Stelamare Ferreira. Às 10h, Aline Timponi irá transmitir seus conhecimentos culinários na oficina Brigadeiros de abóbora, café e cachaça. No período da tarde haverá o concurso de ?Melhor receita de pizza?, às 13h, onde o preparo acontecerá na presença de um júri técnico que escolherá a melhor receita e o três primeiros colocados irão conquistar troféus. A partir das 17h, os presentes poderão degustar o melhor da comida italiana. Às 20h, tem início o show da banda são-joanense Clube da Seresta.

No sábado, 14, haverá as duas últimas oficinas que são as de Plantas alimentícias não convencionais, às 9h, com Cristina Schittini e a de Pizzas Clássicas, às 10h, com o chef Martinho Caetano, seguida pela feira italiana, às 11h. Já as apresentações musicais ficam à cargo da Banda Salesiana meninos e meninas do Dom Bosco, às 18h, e com a banda Magnata?s Show que sobe ao palco às 20h.

No domingo, dia de encerramento do evento, a programação começa às 9h com a Feira Italiana e, às 17h, tem a apresentação do espetáculo de dança ?Tarantella Folclórica? com a Cia. de dança Sabrina Margotti. A tarantela é um ícone da cultura da Itália, caracterizada por ser uma dança festiva e animada.

Inscrições
As oficinas são gratuitas e possuem 30 vagas cada uma. As inscrições podem ser feitas até a quarta-feira,11, através do e-mail vertentesculturaleventos@gmail.com, onde devem ser informados o nome da oficina almejada, nome completo e CPF.




Telefone:

+55 11 5524-6931

Fique conectado:

Curta nossa Fanpage:
facebook.com/Revista-Pizzas-Massas

© EDITORA INSUMOS LTDA.

Av. Sargento Geraldo Santana,
567 – 1º andar
CEP 04674-225
São Paulo, SP - Brasil

001
script>