O que é que Manjerica, Boutik e Mami Organic Food têm em comum? Se respondeu "novos restaurantes em Lisboa" tem apenas meia resposta certa. A completa seria "novos restaurantes saudáveis em Lisboa". A partir da próxima semana há mais um para juntar à lista. O Puro abre na quarta-feira, 17 de outubro, junto ao Marquês de Pombal, onde poderá fazer massas e saladas com os seus ingredientes favoritos ou levar alguma das sugestões do grab & go disponível.
O novo restaurante da Rua Luciano Cordeiro tem 150 metros quadrados, 42 lugares no interior e lugar para mais 10 na esplanada. O Puro vai abrir de segunda-feira a sábado logo às sete da manhã com algumas opções de pequeno-almoço. Há, por exemplo, iogurte natural caseiro (1,50?), bolo caseiro do dia (1,30?), cookie de cereais e chocolate negro (1,10?), croissant folhado (1,20?), e pão de cereais.
No interior encontra um balcão com os ingredientes para a base: quinoa, arroz integral, massa integral, tagliatelli e massa penne. Depois escolhe um dos três molhos disponíveis, abóbora assada com tomilho, azeite e ervas aromáticas ou cogumelos e soja. Componha ainda com três ingredientes à escolha. Variam consoante o que têm fresco todos os dias. O prato custa desde 4,20?.
Acompanhe com um dos sumos naturais e smoothies preparados ao momento. Aipo, maçã, beterraba e cenoura, limão, maçã, espinafres e morangos, ou abacaxi e goji são algumas da frutas disponíveis. Servem em copos de 0,20 l e custam a partir de 1,20?. Nos smoothies pode optar pela base de iogurte, leite ou chá.
Se quiser levar, existe uma área de grab & go com chás, iogurte natural com granola, e várias saladas dispostas em frascos de vidro. Toda a decoração do espaço foi criada com materiais reciclados. Também os individuais e os guardados são de materiais biodegradáveis.
O chef António Amorim é o responsável pelo novo projeto. Passou pelos restaurantes Michelin Feitoria e Vila Joya, e em Lisboa pelas cozinhas do 100 Maneiras, Blend, Pão à Mesa e El Clandestino. Em Torres Vedras abriu o restaurante A e criou também a Fábrica do Pastel de Feijão, que abriu um espaço em Alfama e agora também estão à venda no El Corte Inglés.